A EDITORA

Contar histórias, narrar o mundo, encantar o outro, convocar sorrisos, promover alegria, difundir o prazer da leitura e formar leitores. Essas são algumas premissas que inspiram a Aletria, uma casa editorial voltada especialmente para o público infantil e juvenil. Movimento de estímulo à boa literatura, nosso projeto editorial foca no contato positivo com o livro, incentivando o desenvolvimento de itinerários e identidades leitoras, intimamente relacionadas à aquisição de conhecimento e ao prazer proveniente do ato de ler.

Em 2009, começamos a conquistar espaço no mercado editorial brasileiro ao ter um dos livros de nosso catálogo, Bichos - texto de Ronaldo Simões Coelho e ilustrações de Angela Lago -, incluído na seleção White Ravens, distribuída na Feira de Bolonha, na Itália, como um dos cinco melhores livros infanto-juvenis do Brasil.

A partir de 2012, passamos a publicar títulos voltados para professores, pedagogos, contadores de história, bibliotecários e mediadores de leitura em geral, colaborando com o processo formativo desses profissionais, além de contribuir para a produção de sentido acerca dos diversos temas que envolvem a educação, a leitura e o letramento. A editora também promove uma extensa programação de formação - com cursos, oficinas e seminários -, em busca de debater novas perspectivas para o incentivo à leitura e desenvolver modos e estratégias de promover bons encontros em torno da palavra. 

Em 2015, o livro Tatu-Balão (texto de Sônia Barros e ilustrações de Simone Matias) foi selecionado para integrar a Coleção Itaú Criança e se tornou estrela comercial da campanha. E neste ano, a Aletria, novamente, marcou presença na Feira de Bolonha. A obra Salopão: um jumento do sertão (de Fernando Limoeiro, com ilustrações de Tales Bedeschi) foi escolhida pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para fazer parte do catálogo da feira. Em 2016 completamos 7 anos de atividade editorial com 50 títulos no catálogo. 

Acreditamos no poder transformador do livro - em suas dimensões ética, política e estética - e trabalhamos para alcançar um padrão editorial capaz não apenas de atender às demandas do mercado, mas às demandas das mentes e dos corações de nossos leitores e leitoras!