5 livros infantojuvenis sobre festejos populares | Aletria festejos, carnaval, carnaval com crianças, bumba-meu-boi, livros infantis, boi-de-mamão, aletria, capoeira, jongo, congado, literatura, tradição oral, mazza edições, rocco, alfaguara, martins fontes

5 livros infantojuvenis sobre festejos populares

Publicado: 14/02/2018

E no melhor da festa chega quarta-feira… 


É chegada a quarta-feira de cinzas e os clarins, repiques e agbês vão findando a folia. Quem aí brincou carnaval? Esses tempos de fantasias deixam na gente um ar brincante, meio encantado. Mas a festa continua. O Brasil é terra de festejos, que cheios de crenças, cores e ritmos carregam a gente pelo cortejo. E agora que os pequenos foliões vão regressando, que tal uma boa leitura? Preparamos mais uma lista com dicas de livros. Dessa vez o tema é “Livros sobre festejos populares brasileiros”. Do carnaval ao congado, quanta história bonita não cabe aí? 


1

BUMBA-MEU-BOI

Autora: Stela Barbieri

Ilustrações: Fernando Vilela

Editora: WMF Martins Fontes



A história do bumba-meu-boi é muito muito antiga. De tradição oral, as festas e histórias de boi tem versões diferentes espalhadas pelos quatro cantos do Brasil. O livro de Stela e Fernando reconta para os miúdos a história do Bumba-Meu-Boi lá do Maranhão, onde o boi aparece cheio de cores, encantos e tambores nas festas juninas do estado. 






2

POEMAS PARA LER COM PALMAS

Autor: EDIMILSON DE ALMEIDA PEREIRA

Ilustrador: Maurício Negro

Editora: Mazza Edições


Oi, lerê, olerê / essa festa é para o mundo. Poemas para ler com palmas é para ler com palmas mesmo. Dá vontade de cantar. Este livro é construído a partir de cinco mitopoéticas de matrizes afro: a Capoeira, o Congado, o Jongo, os Orixás e os Vissungos. Mais afeito às sensações do que às explicações, a proposta é um livro-canto, que leva o leitor para mais perto dessa poética sem fim.





3

ARLEQUIM DE CARNAVAL

autor: Assis Lima | Ronaldo Correia de Brito

ilustrador: Bruna Assis Brasil

Editora: Alfaguara



"Arlequim de Carnaval" é uma peça teatral que mistura commedia dell’arte, teatro grego e cultura brasileira, em especial o carnaval recifense, com muito frevo e maracatu. É desses livros que quando você acaba de ler, dá vontade de juntar a meninada e começar a encenar. O livro faz parte da Trilogia das Festas Brasileiras, (dos mesmos autores) que inclui as obras: Baile do Menino Deus e Bandeira de São João. Povoado de cantigas, o enredo tem como estrelas o trio Arlequim, Pierrô e Colombina, como nos velhos carnavais. 






4

NOS PASSOS DE CASCAES

Autora: Juliana Dalla

Ilustrações: Sergio Magno

Editora: Aletria


Em formato super divertido de “diário de bordo”, Nos passos de Cascaes conta as histórias mágicas de uma pequena ilha de cultura açoriana, localizada no sul do Brasil. Através desta obra, o leitor é convidado a conhecer um pouco do universo mítico dos seres fantásticos brasileiros. Destaque para o Boi-de-Mamão, folguedo tradicional da região de Florianópolis, que aparece no quarto dia desse diário misterioso. 







5

O RAPTO DO GALO

Autora: Fabiana Karla

Ilustrações: Rosinha

Editora: Rocco



A história, construída em versos rimados, começa nas vésperas do Carnaval. Toda a narrativa se desenrola a partir do sumiço do Galo da Madrugada, um dos símbolos do carnaval pernambucano. Quem teria raptado o galo? A partir daí o Rei Momo se recusa a abrir o Carnaval, mesmo com as ruas enfeitadas e o povo fantasiado. Vão todos procurar o galo. Nessa busca o leitor se depara com vários personagens tradicionais do carnaval. Até que alguém tem um plano infalível!



Voltar