dia internacional das mulheres, dia das mulheres, lista, livros, meninas, livro ilustrado, aletria, pippi meia longa, naná descobre o céu, matilda, mafalda, obax, carol, laerte, narizinho, monteiro lobato

7 grandes meninas da literatura infantil

Publicado: 08/03/2018

Hoje é Dia internacional das Mulheres. Para comemorar em grande estilo, preparamos uma listinha daquelas: 7 grandes meninas que protagonizam grandes obras ilustradas. Essas pequenas destemidas nos encantam e inspiram com tanta sabedoria, força e sapequice. Feliz dia das mulheres, meninas!

Pippi Meia Longa | de Astrid Lindgren





Quem é?

Pippilotta Comilança Veneziana Bala-de-goma Filhefraim Meialonga ou, simplesmente, Pippi Meialonga é uma menina de nove anos incrivelmente forte. Não tem pai nem mãe e mora sozinha, mas feliz da vida. Seus companheiros são um cavalo e um macaquinho. Destemida e sapeca, Píppi tem sempre uma resposta na ponta da língua. Dá uma surra em cinco meninos brigões, engana os policiais que querem levá-la para um lar de crianças, põe dois ladrões para correr e enfrenta um touro a unha. É, enfim, uma menina que realiza sonhos de liberdade e aventura.


Onde vive?

Nasceu em alto mar, mas hoje mora na Vila Vilekula


Melhores Amigos:

Tom, Aninha e o macaquinho Sr. Nilsson 


O que gosta de fazer para se divertir?

Travessuras!


Frase:


“Não se preocupem comigo! Eu sempre dou um jeito.”



Carol | de Laerte 




Quem é?

Carol é uma espoleta. "Consciente da sua condição de criança, ela tenta compensar sua falta de experiência com um ímpeto incontrolável de explorar, descobrir e inventar. Na história dos quadrinhos, ela fica ali em algum lugar entre a Mafalda e a Luluzinha, mas com a vantagem de não se preocupar demais com o noticiário internacional; e de ter um monte de amigos, porque para ela não importa muito se as pessoas são menino ou menina.”


Texto de Daniel Werneck, professor da Escola de Belas Artes da UFMG



Onde vive?

Brasil


Melhores Amigos:

Gabriel e Diana. 


O que gosta de fazer para se divertir?

Jogar bola na rua, descobrir dinossauros, escavar civilizações perdidas, descobrir ilhas abandonadas, fazer experiências malucas e andar de bicicleta com Gabriel (mas ai de você se disser que eles estão namorando!) 



Frase:

“Estou fazendo outra experiência na garagem com a cueca do meu irmão!!” 

- Tem Carol com 30% de desconto AQUI na lojinha da Aletria :)


Mafalda | Quino




Quem é?

Politicamente engajada, Mafalda é uma menina muito inteligente e preocupada com a humanidade e a paz mundial. Mafalda gosta de refletir e dizer umas verdades. Inconformada com os rumos da humanidade, a menina procura acreditar na própria geração. O que mais odeia é a injustiça, as armas nucleares, o racismo e as absurdas convenções dos adultos. A que ponto chegamos hein, Mafalda?


Onde vive?

Argentina


Melhores Amigos:

Guille (são irmãozinho), Felipe e Miguelito.  


O que gosta de fazer para se divertir?

Ler gibi, jogar xadrez com Felipe e Miguelito, observar seu irmãozinho Guille e se equilibrar nas muretas do meio-fio. 



Frase:

“Pai, o que é direito de autodeterminação dos povos?” 




Naná | José Roberto Torero e Marcus Pimenta




Quem é?

Naná é uma indiazinha guarani que nasceu há muitos e muitos anos atrás, num tempo que mal se falava português por aqui. Naná tinha várias mães, acreditava em muitos deuses e adorava azucrinar Tatá, seu melhor amigo. Depois que Padre Inácio chegou em sua aldeia e ensinou ela e seus amigos a esculpirem jesusinhos de madeira, tudo começa a ficar muito diferente. Naná representa a luta pela preservação da cultura do seu povo e mostra que, para isso, não existe idade certa. Um salve para todas as Nanás do Brasil!


Onde vive?

Em uma tribo guarani no sul do Brasil. 


Melhores Amigos:

Tatá.


O que gosta de fazer para se divertir?

Conversar com suas mães, brincar e brigar com Tatá, comer fruta do pé, imitar o canto dos pássaros e tomar banho de rio. Odeia o tal do “inferno”! 



Frase:

“Acho que o jeito é começar pelo começo. Mas pelo começo mesmo. E tudo começou com Nhanderuvuçu.”




Narizinho | de Monteiro Lobato




Quem é?

“Dona Benta é a mais feliz das vovós, porque vive em companhia da mais encantadora das netas - Lúcia, a menina do Narizinho arrebitado, ou Narizinho como todos dizem. Narizinho tem sete anos, é morena como jambo, gosta muito de pipoca e já sabe fazer uns bolinhos de polvilho bem gostosos”. 


Narizinho é uma menina muito inteligente e com a imaginação do tamanho do mundo. Encanta a todos - do Sítio do Pica Pau Amarelo ao Reino das Águas Claras.


Onde vive?

Sítio do Pica Pau Amarelo - Brasil


Melhores Amigos:

Emília e Pedrinho. 


O que gosta de fazer para se divertir?

Se meter em aventuras com os seres mágicos quem povoam o sítio: Visconde de Sabugosa, Saci, Marquês de Rabicó…  adora chupar jabuticabas graúdas e brincar com pó de pirlimpimpim! 



Frase:

"As ideias de vovó e Tia Anastácia a respeito de tudo são tão sabidas que a gente já as adivinha antes que elas abram a boca. As ideias de Emília hão de ser sempre novidades.” 







Matilda | de Roald Dahl




Quem é?

Matilda é uma criança incomum, ou seja, sensível e inteligente. Principalmente inteligente. Com apenas cinco anos e meio, Matilda já leu todos os livros infantis da biblioteca pública da sua cidade e mais um montão de livros adultos também. Mas seus pais, o Sr. e a Sra. Losna, não gostam nada, nada dessa esperteza da menina e, em vez de aplaudi-la, dizem que ela é uma tagarela barulhenta. Para se vingar, Matilda faz travessuras e peripécias sem nunca ser descoberta.


Onde vive?

Inglaterra


Melhores Amigos:

Fred e Lavanda. 


O que gosta de fazer para se divertir?

Ler, ler e ler mais um pouco!



Frase:

“Todos os livros infantis deveriam ter coisas engraçadas. Criança não é séria como adulto, criança adora rir.”





Obax | de André Neves




Quem é?

Obax é uma menina aventureira e destemida. Gosta de percorrer as planícies de sua terra em busca de aventuras e sempre retorna com os olhinhos brilhantes cheia de histórias. Já conheceu girafas, caçou ovos de avestruz, apostou corrida com antílopes e até enfrentou ferozes crocodilos! Seu passatempo preferido é contar histórias. Algumas delas são tão incríveis que mais parecem um sonho.


Onde vive?

Em uma linda tribo na Savana Africana


Melhores Amigos:

Nafisa, o elefante.


O que gosta de fazer para se divertir?

Contar histórias! 




Voltar