A arte de contar histórias | Lorena Maciel | Aletria

A arte de contar histórias | Lorena Maciel

Publicado: 29/11/2016

... e a última história

Esta semana o Instituto Cultural Aletria promove os espetáculos de encerramento das duas turmas que deram asas à fantasia neste 11º módulo do curso. E a gente resolveu convidar esses aprendizes de feiticeiro para contar um pouquinho de suas próprias histórias aqui no Blog da Aletria.


Lorena Maciel Oliveira 

Psicoterapeuta

Eu sou uma curiosa incansável sobre as possibilidades de realização pessoal e profissional. Estou sempre envolvida com livros, cursos, pessoas, música, emoções e muitas histórias. Tenho formação em Psicologia, Neurociências e Gestão Estratégica de Pessoas, atualmente trabalho como Psicoterapeuta em consultório e como Psicóloga Hospitalar em CTI Adulto e Neonatal. O curso “a arte de contar histórias” surgiu de uma grande necessidade,de me conectar com a arte. Alguns amigos me indicaram e diziam que tinha muito a ver comigo. Todos eles acertaram. Eu apaixonei pelo ofício a primeira vez que vi, ouvi e senti a Rosana contar história.  


Cada história me marcou de uma maneira diferente. A primeira história que eu contei foi um conto Hindu, chama-se “Sempre há uma saída”. Esse conto perpassa o amor, a necessidade, a dor, a força das mulheres e as diferentes sabedorias, principalmente a de escutar. Foi incrível a minha sensação ao experimentar o lugar de contadora de histórias.


Essa experiência com o curso me fez olhar a vida de forma mais leve, mais mágica e até mais engraçada. Agora fico atenta às histórias, seja qual for, o que elas têm para mim? E quando eu for contar, o que eu tenho para elas? É um constante convite para minha história, meu universo, minhas fantasias, meus medos, bloqueios...tudo aparece através das histórias. Contar histórias é uma arte, feita por poucos.. e a cada dia quero ser um destes.


A contação de histórias já me levou para fora do meu universo interno, ainda não andei pelo mundo contando histórias, mas espero ir muito longe pela terra e pelo ar!!


E a turma da Lorena se apresenta hoje, às 19h, no Espaço Hahaha - Rua Estrela do Sul, 126, bairro Santa Tereza. O baú tá cheiiiiiiinho de histórias, minha gente! Uma noite inteira pra se encantar.

A entrada é franca, chega mais! 

Voltar