ATELIÊ DE HISTÓRIAS - Oficina de formação com Warley Goulart | Aletria contação de histórias, aletria, rosana, livro, histórias, oficina

ATELIÊ DE HISTÓRIAS - Oficina de formação com Warley Goulart

Publicado: 16/05/2019

Intercalando teoria e prática, ATELIÊ DE HISTÓRIAS é uma oficina de formação de contadores de histórias, onde os participantes passam por uma série de dinâmicas em torno das práticas narrativas, análise da estrutura e espacialidade dos contos, e criação de suportes plásticos para contar histórias. 

Ministrada por Warley Goulart, coordenador e artista do grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias, a oficina é um intensivo deste processo de 20 anos de projeto de arte e incentivo à leitura, cujas obras mesclam oralidade, teatro e artes visuais. 


Há 20 anos, Os Tapetes Contadores de Histórias criam e se utilizam de tapetes e outros objetos de tecido como cenários de contos autorais e populares de origens diversas. Grupo e projeto são referência internacional na pesquisa do diálogo entre oralidade e artes plásticas, intersecções entre texto e têxtil, e manifestações plásticas que os povos criam como cenários para suas narrativas. 

Os coordenadores do grupo Cadu Cinelli e Warley Goulart já ministraram esta oficina no Brasil, Austrália, Espanha, Portugal, México, Argentina, Chile, Nicarágua, Paraguai, Peru, Bolívia e Benin. Ambos são formados em Artes Cênicas pela UniRio. Cadu Cinelli fez especialização em Psicologia Junguiana pela PUCRio e Warley Goulart, em Literatura Infanto-Juvenil pela UFF. Especialista em contos de tradição oral, Warley Goulart ministrou curso de extensão “Contos de Tradição Oral” na PUC Rio em 2016. 


Com duração de 12 horas, divididas em 4 encontros de 3 horas, a oficina segue a seguinte metodologia: 

1º ENCONTRO - práticas narrativas, recursos disponíveis para se contar histórias, memória e narrativa, diferentes abordagens sobre o ofício do narrador, análise das características estruturais e estilísticas dos contos. 

2º ENCONTRO - ritmo e musicalidade da palavra, qualidade do comprometimento do narrador, questões sobre o conceito cultural de infância, cultura escrita e oralidade, histórias ficcionais. 


3º ENCONTRO - presença e escuta do narrador, onomatopeias e jogo com a palavra oral, recursos externos para se contar histórias, diálogo entre oralidade e manipulação de formas. 

4º ENCONTRO - criação de recurso plástico para se contar histórias, análise espacial do conto, estudo de composições plásticas, desenho, colagem e planejamento de cenários para se contar histórias. 


ATELIÊ DE HISTÓRIAS

Oficina de formação com Warley Goulart - Os Tapetes Contadores de Histórias

3 a 6 de junho [segunda a quinta] | 14h às 17h R$310,00 (10% de desconto para ex-alunos e professores) Inscrições: aletria@aletria.com.br ou 31 3296-7903 Inscrições até 24 de maio


Voltar