literatura, anabella lópez, livro, lançamento, literatura infantil, aletria, rebeca luciani, maurilo andreas, ilustrações, livraria cultura, traquitana, livro ilustrado

Aletria lança três lindezas em Agosto

Publicado: 03/08/2017
No próximo sábado, dia 5 de Agosto, a Aletria irá causar: três lançamentos no mesmo dia! Começamos com "O Fantástico Arroz de Filomena", de Maurilo Andreas e sua filha Sophia Comelli, ilustrado pela premiadíssima Rebeca Luciani. O "Arroz", como carinhosamente chamamos a obra aqui na editora, será lançado no Calçadão da Criança em Belo Horizonte às 10h. Em seguida, lá em Recife, a vencedora do Prêmio Jabuti, Anabella López, irá lançar dois livraços de uma vez, sem medo de ser feliz: "Um Coelho" e "Barbazul", reconto do clássico de Charles Perrault. Maravilhoso! O lançamento será na Livraria Cultura do charmoso Paço Alfândega, às 16h. 

Sim, querido leitor! São muitas informações né? A gente do Blog da Aletria, que está numa empolgação danada com tanta novidade, criou uns gifs animados com as ilustrações sensacionais de Rebeca Luciani e Anabella López e preparou esse post falando um pouquinho mais sobre cada um dos lançamentos de agosto. :)

 

Barbazul


Barba Azul é um conto clássico recontado pelo francês Charles Perrault e publicado pela primeira vez sob o título “La barbe-bleue”, no livro Les Contes de ma mère l’Oye (Contos da Mamãe Gansa), em 1697. Nesta edição da Aletria, Anabella López faz uma releitura da obra de Perrault. Declarado bem de interesse cultural pela cidade de Buenos Aires, o livro Barbazul, de acordo com a autora, trata-se de “uma escolha estética inspirada pela energia animalesca do personagem, transmutado em entidade bicho-homem”. Por isso, o nome do personagem foi alterado para Barbazul. Ao criar a cena das esposas enterradas de Barbazul, colocando para cada corpo uma rosa vermelha, Anabella nos emociona e homenageia as mulheres vítimas de violência neste mundo.



Um Coelho

Um coelho sonhava profundamente. Sonhou muito sobre um mundo inteiro, sonhou até sobre as coisas não compreendidas. Sonhou até surgir a dúvida: era ele que sonhava com outros mundos ou seriam os outros mundos que sonhavam com ele? A história nos remete à sabedoria do filósofo chinês Tchouang-Tseu que, no século IV a.C., imaginou um sonhador que sonha que é uma borboleta e, ao acordar, não sabe mais se é um homem a sonhar ser uma borboleta ou uma borboleta que sonha ser um homem. Uma obra delicada e filosófica para leitores de todas as idades. Para além do prazer da primeira leitura, as ilustrações de Anabella López aguçam a percepção do leitor para outras leituras que nascem da interseção entre texto e imagem.


O Fantástico Arroz de Filomena

Uma saborosa história que se passa na terra do “Era uma vez” sobre uma cozinheira muito especial que reúne diariamente animais encantados da floresta para jantar em sua casa. Mas apenas os animais conhecem seu maravilhoso tempero. A população da vila ignora a cozinheira Filomena por causa de sua aparência. Um belo dia, aparece na floresta um misterioso caçador... E, como sabemos, quando nas histórias surge a expressão “um belo dia” é porque haverá uma grande reviravolta. As ilustrações da premiada artista argentina Rebeca Luciani, de intensa interação cromática com os ambientes que retrata, traduzem a vitalidade e a magia do texto de Maurilo Andreas e sua filha Sophia Comelli. Seja bem-vindo à cozinha de Filomena!


Voltar