O inglês e as histórias: bate-papo com Elise Vieira | Aletria

O inglês e as histórias: bate-papo com Elise Vieira

Publicado: 27/08/2019


Neste mês, recebemos a nova professora da Aletria, Elise Vieira. Elise é atriz graduada pela ECA-USP, mestra em artes cênicas pela EBA-UFMG e contadora de histórias formada aqui no Instituto Cultural Aletria. Mais "da casa" impossível.

Além da sólida trajetória nas artes, Elise estudou aquisição de linguagem na School of Teaching English as a Second Language, nos EUA, e é professora de inglês certificada pela Cambridge University. Ela oferece cursos e espetáculos de narração de histórias e também trabalha como consultora de inglês da escola Park Idiomas.


Batemos um breve papo com a Elise pra conhecê-la melhor e diminuir a ansiedade até o início das aulas do Histórias em inglês, que começa no próximo dia 11/9. Vem ver.


*** 

Além de professora, você também é contadora de histórias, né, Elise? Acha que aprender as técnicas da narrativa oral mudou o jeito como você ensina?  


Pra mim o mais interessante não são tanto as técnicas utilizadas na narração, mas o próprio poder das histórias em si! As histórias envolvem e tocam profundamente tanto quem as conta quanto quem as escuta. E tanto educadores quanto alunos embebidos pelo poder das histórias podem construir, juntos, processos educativos ligados às emoções, à afetividade, e às questões que realmente os motivam. 

*** 

Muitas histórias criadas em português têm um jeitinho muito particular, próprio da língua, e traduzi-las pode ser um grande desafio. Já aconteceu de você precisar recontar, em inglês, uma história que era muito brasileira e acabou dando pano pra manga?

Uma vez eu traduzi Festa no céu para o inglês e apresentei um espetáculo para alunos da Cultura Inglesa. Com essa história não tive muita dificuldade, mas me lembro que tive que dar uma adaptada no nome de um dos animais. Mas acho que algumas histórias realmente dão pano pra manga, especialmente aquelas que apresentam lugares e costumes tão característicos do Brasil.

*** 


Elise, o que as futuras e futuros alunos podem esperar do “Histórias em Inglês”? 

Eles podem esperar por aulas em que irão escutar, ler e aprender a contar histórias em inglês de uma forma lúdica!

Trabalharemos com algumas histórias curtas e simples, pois o principal público do curso são as pessoas com nível de inglês básico. No início, vamos mesclar português e inglês para facilitar a compreensão das histórias. Gradualmente aumentaremos a frequência de uso do inglês, até cada aluno poder, ao final do curso, contar uma pequena história totalmente em inglês.



------------




O curso Histórias em inglês acontece presencialmente em Belo Horizonte, toda quarta-feira, de 14 às 16h, a partir de 11/9.

 

Inscrições

Pelo (31) 3296-7903 ou aletria@aletria.com.br.

 

Investimento

R$ 120,00 por mês.

Voltar