aletria, livro infantil, senhor do bonfim, livro ilustrado, literatura infantil, literatura afro-brasileira, janaina de figueiredo, paulica dos santos

Glossário "Nós de Axé" | #01

Publicado: 25/07/2018

Chegou uma novidade linda por aqui pela Aletria! A obra "Nós de Axé", de Janaína de Figueiredo com ilustrações de Paulica dos Santos, já está em pré-venda. A obra narra a relação de uma encantadora menina com sua fitinha da sorte do Senhor do Bonfim, com sua fé e com sua cultura. Quem já teve uma dessas fitinhas durante a infância sabe como é mágico fazer os três nós e os três pedidos e esperar ansiosamente a fitinha arrebentar. A fitinha vira uma companhia constante, deixamos ela numa "peinha de nada", até que um dia ela se vai. "O tempo, apenas ele, tem o poder de realizar aquilo que se pediu. E quando a pulseira cai, a sorte lhe acena.".

Ler "Nós de Axé" não é apenas conhecer a história de uma menina com sua fitinha, é conhecer um pouco mais de nossa fé, da festa do Senhor do Bonfim e de nossa cultura. Ao fim do livro, a autora Janaína de Figueiredo traz um glossário explicando a história e o significado de alguns nomes e termos presentes no livro e no universo afro-brasileiro. O Blog da Aletria selecionou alguns desses verbetes. Confira aqui o primeiro deles:



Glossário Nós de Axé
#01 | Fita do Senhor do Bonfim

Essa pulseira é muito antiga e está ligada à festa tradicional da Igreja do Senhor do Bonfim de Salvador, Bahia. A fita foi criada no século XIX e tinha 47 centímetros, a medida do braço direito da estátua do Senhor do Bonfim. Era feita de seda, com o nome e o desenho do santo bordados à mão e detalhes em tinta prateada ou dourada. Nessa época, colocava-se a fita no pescoço, como um colar, onde eram dependurados medalhas e santinhos.

Na década de 1960, contudo, a fita passou a ser usada por jovens, ora como amuleto, ora como uma simples pulseira sem cunho religioso. Hoje, pessoas de diversas e diferentes religiões e crenças usam a fita que se tornou símbolo da cultura baiana e do Brasil.


__________________________________________________________________________


Compre AQUI Nós de Axé ;) 



Voltar