aletria, livro infantil, senhor do bonfim, livro ilustrado, literatura infantil, literatura afro-brasileira, janaina de figueiredo, paulica dos santos

Glossário "Nós de Axé" | #02

Publicado: 28/07/2018

O mais novo lançamento da Aletria já está à venda! A obra "Nós de Axé", de Janaína de Figueiredo com ilustrações de Paulica dos Santos, narra a relação de uma encantadora menina com sua fitinha da sorte do Senhor do Bonfim, com sua fé e com sua cultura. Quem já teve uma dessas fitinhas durante a infância sabe como é mágico fazer os três nós e os três pedidos e esperar ansiosamente a fitinha arrebentar. A fitinha vira uma companhia constante, deixamos ela numa "peinha de nada", até que um dia ela se vai. "O tempo, apenas ele, tem o poder de realizar aquilo que se pediu. E quando a pulseira cai, a sorte lhe acena.".

Ler "Nós de Axé" não é apenas conhecer a história de uma menina com sua fitinha, é conhecer um pouco mais de nossa fé, da festa do Senhor do Bonfim e de nossa cultura. Ao fim do livro, a autora Janaína de Figueiredo traz um glossário explicando a história e o significado de alguns nomes e termos presentes no livro e no universo afro-brasileiro. O Blog da Aletria selecionou alguns desses verbetes. Confira aqui nosso segundo post da série "Glossário Nós de Axé":



Glossário Nós de Axé

#02 | Mandinga

O termo surgiu no Brasil colonial para se referir a certos grupos étnicos de origem africana (os mandingos ou mandinkas), praticantes do islamismo. Esses grupos tinham como prática cultural trazer trechos religiosos (do Alcorão) escritos em um pequeno pedaço de couro, que era dobrado, unido – a partir de suas bordas – e costurado, formando uma pequena bolsa. Tal bolsa era pendurada em um cordão e carregada junto ao peito. Outros grupos étnicos africanos, no entanto, reconheciam esse objeto como um patuá, ou seja, um amuleto contendo magia. Desse modo, mandinga passou a ser associada com magia. Neste livro, magia pode ser entendida como a relação entre o humano e o sagrado. Trata-se de um conjunto de saberes sobre a natureza e o universo. Ou ainda, uma força que faz os seres humanos transcenderem o mundo material.



__________________________________________________________________________


Compre AQUI Nós de Axé ;) 

Voltar