Glossário "Nós de Axé" | #03 | Aletria aletria, livro infantil, senhor do bonfim, livro ilustrado, literatura infantil, literatura afro-brasileira, janaina de figueiredo, paulica dos santos

Glossário "Nós de Axé" | #03

Publicado: 28/07/2018

Continuamos com a série de posts "Glossário Nós de Axé" ;) 

"Nós de Axé", escrito por Janaína de Figueiredo e ilustrado por Paulica dos Santos, é o mais novo lançamento da Aletria. A obra narra a relação de uma encantadora menina com sua fitinha da sorte do Senhor do Bonfim, com sua fé e com sua cultura. Quem já teve uma dessas fitinhas durante a infância sabe como é mágico fazer os três nós e os três pedidos e esperar ansiosamente a fitinha arrebentar. A fitinha vira uma companhia constante, deixamos ela numa "peinha de nada", até que um dia ela se vai. "O tempo, apenas ele, tem o poder de realizar aquilo que se pediu. E quando a pulseira cai, a sorte lhe acena.".

Ler "Nós de Axé" não é apenas conhecer a história de uma menina com sua fitinha, é conhecer um pouco mais de nossa fé, da festa do Senhor do Bonfim e de nossa cultura. Ao fim do livro, a autora Janaína de Figueiredo traz um glossário explicando a história e o significado de alguns nomes e termos presentes no livro e no universo afro-brasileiro. O Blog da Aletria selecionou alguns desses verbetes. Confira aqui nosso terceiro post da série "Glossário Nós de Axé":



Glossário Nós de Axé

#03 | Lavagem da Escadaria do Senhor do Bonfim

A lavagem da Escadaria da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, na Bahia, faz parte dos ritos e representações religiosas da Festa do Bom Jesus do Bonfim. É difícil precisar quando surgiu o ritual da lavagem, os dados mais recentes apontam para o ano de 1804. Naquela época, a lavagem era uma prática ligada aos rituais e festejos dos orixás. Mas havia uma série de proibições motivadas por preconceitos com relação à cultura africana e/ou afro-brasileira. Hoje, esse ritual simboliza o respeito entre duas matrizes religiosas, a católica e a afro-brasileira. A água significa purificação e está presente nesses dois sistemas. A imagem do Senhor do Bonfim abarca um duplo significado: para os católicos, trata-se de Cristo crucificado, e para os candomblecistas, do orixá Oxalá. Ambos se purificam com a água. Esse evento cultural e religioso foi considerado tão importante para o Brasil que, em 2013, o Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (IPHAN) o tornou Patrimônio Imaterial Brasileiro.



__________________________________________________________________________


Compre AQUI Nós de Axé ;) 

Voltar