LANÇAMENTO - Coleção Colorín Colorado | Aletria coleção, livro, livro infantil, livro ilustrado, história oral

LANÇAMENTO - Coleção Colorín Colorado

Publicado: 20/03/2019

*por Rosana Mont´Alverne

As histórias sempre me transportaram para outros mundos e me fizeram enxergar as verdades do meu próprio entorno. Quantas vezes olhei para o meu pai em sua velha poltrona e enxerguei um rei tirano com lampejos de generosidade e poesia? Minhas irmãs eram, com toda a certeza do meu coração de criança, as enteadas do pai de Cinderela. Lalá, minha amiga de infância, só podia ser o Gato de Botas, sempre pronta a me salvar com seus estratagemas mirabolantes. Nas situações mais difíceis da vida, sempre tive ao alcance das mãos os superpoderes de uma maçã mágica, ou as palavras “abre-te, Sésamo!” ou mesmo a oração do Negrinho do Pastoreio que tanto me ajudou a encontrar prendas perdidas. 

De repente, um salto no tempo. 20 de março de 2019. Não há como mensurar em números de caixas de ansiolíticos e antidepressivos o efeito terapêutico de uma boa história contada ou lida assim, olho no olho, em alta voz, num ambiente de alegria e acolhimento. Os contos sobreviveram e continuam nos aproximando, afugentando nossos medos, inclusive o medo que sentimos uns dos outros. Contra o ódio que isola, exclui, discrimina e mata, prescrevemos histórias. 

A arte ancestral dos contadores de histórias segue viva e pulsante pelo Brasil e o mundo. A Aletria, desde a sua fundação, vem fazendo sua parte na divulgação e valorização da arte de contar histórias com os cursos de formação de novos narradores e com a organização de eventos temáticos. E hoje, 20 de março, Dia Internacional do Contador de Histórias, temos o orgulho de anunciar o lançamento da Coleção Colorín Colorado, uma sequência de livros que trazem os contos outrora narrados “de boca” por contadores de histórias daqui e d’além mar. O primeiro título da coleção é o reconto de origem africana “O bicho mais poderoso do mundo”, de José Bocca e Bruna Lubambo.

                                                                                  

Convidamos VOCÊ a se juntar a nós e recontar a história deste livro – e dos próximos que virão – na sala de aula, em família, na praça pública ou onde a palavra do contador de histórias for necessária ao fortalecimento de vínculos, ao aprendizado lúdico e ao encantamento da vida. Assim se perpetua uma tradição. Assim contribuímos para a formação de identidades. Assim se propaga a sabedoria dos povos. 

E Colorín Colorado 

O primeiro livro está lançado

Toda história possui um segredo guardado

E se você ainda não encontrou o seu bom bocado

Você é bem avoado!

Mas não se preocupe

Procure com cuidado

Na livraria ou na biblioteca 

Do seu povoado. 


Clique aqui e conheça o primeiro livro da coleção.


Voltar