O Monstro das Cores | Sugestão de Atividades #2 | Aletria monstro das cores, anna llenas, aletria, lançamento, livro infantil, comprar livro infantil, preço livro infantil, literatura infantil, livro ilustrado

O Monstro das Cores | Sugestão de Atividades #2

Publicado: 20/06/2018

Ensinar a criança a administrar suas emoções e a aplicá-las em diferentes contextos é fundamental para que ela enfrente as diversas situações que irão aparecer ao longo de sua vida. A educação emocional auxilia o desenvolvimento integral da criança: diminui os problemas de disciplina, aumenta a motivação para as atividades escolares, faz com que as crianças demonstrem atitudes mais positivas e melhorem suas relações. 


O livro O monstro das cores se tornou um recurso e tanto para processos de educação emocional pela simplicidade com que adapta o conceito abstrato das emoções ao público infantil, assim como pela facilidade com que exemplifica efeitos emocionais diretos no comportamento. O conto facilita o diálogo com as crianças e convida o mediador literário a lhes fazer perguntas, a escutá-las, a entender o que sentem, com o quê se identificam no livro e se, após a leitura, se sentem capazes de ajudar os colegas em alguma situação (raiva e medo, por exemplo) retratada pelo monstrinho.




A leitura para além do livro: 


Ana Paula Paiva (Doutora em Educação pela UFMG) preparou uma série de sugestões de atividades que pais, professores e mediadores de leitura podem usar para buscar inspiração na hora de levar os ensinamentos do Monstro das Cores para rodas de conversa, salas de aulas e para o dia a dia dos pequenos leitores. Fique agora com a sugestão #2: que tal desenhar e encenar nossas emoções? 


(Todas as sugestões de atividades estarão publicadas no Manual Digital do Professor - em breve disponível para download no site da Aletria.) 



Ideias de atividades com o monstro das cores. Imagem disponível no link: https://goo.gl/JQWGb8


Fase 1: crie uma experiência recreativa associada à mudança de emoções. Um jogo lúdico, como Pula Pirata ou Pula Macaco, são boas opções. Deixe as crianças jogarem, de preferência em grupos. Entre também na roda! Observe na atividade o nível de satisfação, contrariedade, motivação ou inquietude dos pequenos diante das vitórias e derrotas. Repare no exercício de autocontrole e no empenho livre das crianças.




Ideias de atividades com o monstro das cores. Imagem disponível no link: https://goo.gl/ievmND


Fase 2: com a ajuda das crianças, desenhe 5 figuras do Monstro das Cores que representam estados de humor distintos. Agora vocês irão colorir as 5 figuras com as cores amarelo, azul, vermelho, cinza e verde. Deixe as ilustrações em algum lugar de destaque, onde todos possam vê-las. Em seguida, converse com as crianças sobre a história e as mudanças na fisionomia do personagem. 



Ideias de atividades com o monstro das cores. Imagem disponível no link: https://goo.gl/qUeKa3


Fase 3: Agora é hora de relembrar, uns diante dos outros, seus sentimentos durante o jogo. Instigue as crianças a tomar consciência sobre como se sentem quando conseguem algo e quando não conseguem. 


Após o bate-papo sobre a expressão das emoções, que tal criar um momento recreativo de adivinhas? Fica a dica de mais uma atividade prática: cada criança se posiciona diante dos colegas e encena uma emoção; incentive que ela explore o modo de andar, de olhar, de pisar no chão (suavemente ou fortemente), o uso de gestos delicados, rápidos ou nervosos, um jeito de andar de cabeça baixa ou um olhar animado etc. Os demais participantes tentam adivinhar: que emoção seria essa? 


Objetivo: desenvolver a corporeidade como instrumento relacional, a síntese de ideias, a adivinhação pela associação, a criatividade, a abstração e a formação de ideias.



________________________________________________________________________________



O Monstro das Cores já está à venda AQUI no site da Aletria: 



 

Voltar