monstro das cores, anna llenas, aletria, lançamento, livro infantil, comprar livro infantil, preço livro infantil, literatura infantil, livro ilustrado

O Monstro das Cores | Sugestão de Atividades #1

Publicado: 14/06/2018

Ensinar a criança a administrar suas emoções e a aplicá-las em diferentes contextos é fundamental para que ela enfrente as diversas situações que irão aparecer ao longo de sua vida. A educação emocional auxilia o desenvolvimento integral da criança: diminui os problemas de disciplina; aumenta a motivação para as atividades escolares; faz com que as crianças demonstrem atitudes mais positivas e melhorem suas relações. 

O livro O monstro das cores se tornou um recurso e tanto para processos de educação emocional pela simplicidade com que adapta o conceito abstrato das emoções ao público infantil, assim como pela facilidade com que exemplifica efeitos emocionais diretos no comportamento. O conto facilita o diálogo com as crianças e convida o mediador literário a lhes fazer perguntas, a escutá-las, a entender o que sentem, com o que se identificam no livro e se agora, após a leitura, se sentem capazes de ajudar os colegas em alguma situação (raiva e medo, por exemplo) retratada pelo monstrinho.



A leitura para além do livro: 



Atividades com O Monstro das cores ao redor do mundo. Imagem disponível em: https://i.ytimg.com/vi/-QNErggRUZI/maxresdefault.jpg


Ana Paula Paiva (Doutora em Educação pela UFMG) preparou uma série de sugestões de atividades que pais, professores e mediadores de leitura podem usar para buscar inspiração na hora de levar os ensinamentos do Monstro das Cores para rodas de conversa, salas de aulas e para o dia a dia dos pequenos leitores. Fique agora com a sugestão #1: que tal criar um emocionômetro? 


(Todas as sugestões de atividades serão publicadas no Manual Digital do Professor - em breve disponível para download no site da Aletria.) 


O emocionômetro é um conjunto de termômetros para medir as emoções. Seu objetivo é  ajudar a criança a compreender a si mesmo, nomear seus sentimentos e a administrá-los.



Fase 1: após a leitura do livro com as crianças, pedir que comentem sobre o que sentem (interiormente) ao ver cada ilustração. O que imaginam que provocou tais reações no personagem? Por meio do diálogo e da mediação, expandir conhecimentos e sensibilidades. Ajudá-los a identificar como é a(o) alegria, felicidade, contentamento, êxtase; tristeza, angústia, solidão, saudade; medo, terror, pânico, receio; raiva, nervosismo, ódio, impetuosidade; paz, calma, serenidade, harmonia... 


  

Fase 2: criar um círculo dividido em 8 triângulos, cada um com uma cor. Ao centro do círculo, prender uma seta rotativa em EVA, por exemplo, por ilhós ou botão de pressão, de modo que as crianças possam definir seu estado no dia. Cada triângulo colorido representará uma emoção, por exemplo: felicidade, tristeza, medo, vergonha, raiva, cansaço etc. Convidar a criança a direcionar a seta de acordo com o que está sentindo naquele momento. Essa atividade pode ser inserida na rotina de casa ou em sala de aula. 




 

Veja mais fotos de atividades com O monstro das cores ao redor do mundo: 


















Voltar