O pequeno Nícolas na sua escola! | SELEÇÃO PNLD | Aletria pnld literário, pnld, pnld 2018, nícolas, aletria, literatura infantil, livro ilustrado

O pequeno Nícolas na sua escola! | SELEÇÃO PNLD

Publicado: 28/09/2018
Nícolas é um menino como tantos outros. Pequenino, mas bastante esperto! Está amadurecendo ideias, vontades, expectativas, autocontrole. Todos os dias tem repetido uma ação misteriosa.

Caminha na ponta dos pés e averigua se lá no alto do armário o presente está bem escondido e embrulhado. Doce e imaginativo, constrói um cotidiano de fascínio equilibrando sua ansiedade e o tempo de espera. O personagem, que ganhou vida pelas ideias de Agnès Laroche e traços de Stéphanie Augusseau, ressurge para nos deixar curiosos e ávidos por folhear as páginas até a surpresa final, que se revela em manifestação de ternura e gratidão. Uma obra que leva aos leitores de todas as idades noções de encantamento e pureza e que agora pode fazer parte de suas aulas!

"Nícolas em: O presente" foi selecionado pelo PNLD Literário 2018 para o Ensino Fundamental 1 (1º ao 3º anos). A Aletria preparou um Manual do Professor lindo e super completo cheio de sugestões de atividades. Conheça AQUI o livro, baixe AQUI o Manual do Professor e use o código 1186L18602 para pedir o livro na sua escola.

Confira abaixo uma das sugestões de atividades que Ana Paula de Paiva, doutora em educação pela UFMG, preparou para o Manual dessa obra:



Como utilizar Nícolas em: O presente em sala de aula


▶ Para refletir a generosidade e as manifestações de gratidão, 
desassociando o presentear de bens materiais;

▶ Para auxiliar o autoconhecimento a partir da leitura:

Descrever, por meio da linguagem oral, situações e atitudes que refletem seu comportamento quando está chegando o Natal ou o Dia das Mães, por exemplo. Pense no seu ir e vir, lugares que frequenta nessa época do ano, se há uma lista de desejos e, sobretudo, quais são as pessoas que gostaria de homenagear e agradecer no Natal ou em datas comemorativas familiares.

Para a escolha pessoal: Disponibilizar bilhetes (papéis coloridos) para manifestações livres e criativas de carinho e agradecimento.

Por meio do desenvolvimento de habilidades textuais ou imagéticas, acondicionar os bilhetes em caixinhas de presente a serem decoradas por cada um. Diante da situação de escolha do remetente, instigar as crianças a refletirem e se mobilizarem diante da decisão de escolher pessoas do núcleo familiar, amigos ou pessoas desconhecidas e carentes que adorariam receber um presente e/ou uma atitude de carinho no Natal, no aniversário, no Dia das Mães ou dos Pais etc.



Atividades propostas #1

Vamos identificar. Vamos criar uma ordem para os acontecimentos, costurar as partes da história!

As primeiras orientações oferecidas pelo professor-mediador para que os alunos recordem a distribuição dos fatos narrativos na estrutura da composição literária incluem: lembrar de três partes distintas, a saber, Introdução/Desenvolvimento/ Conclusão. Cada parte pode ser recordada por meio de perguntas simples. Quem é? Quando? Onde? O quê? Como? Por quê? Qual a consequência (do tão esperado acontecimento e experiência vivida para o clímax e desfecho)?

Produção prática: Dando sequência ao aprendizado, embalar 11 caixas (ou quantas achar necessário) de sapato na cor azul com algum detalhe dourado. Na frente de cada caixa colar 
uma imagem impressa ou colorida pelos alunos que represente um sequenciamento da história Nícolas em: O presente. Por exemplo: 1) a apresentação de Nícolas, pé ante pé; 2) o alcance destemido ao presente; 3) a apreciação do belo objeto, embalado cuidadosamente; 4) a manipulação e perscrutação do objeto especial; 5) Nícolas divagando, sonhando de olhos abertos; 6) uma ideia fixa na mente; 7) o tempo de espera; 8) a projeção de sentimentos dia e noite; 9) o grande dia; 10) a movimentação que antecede a surpresa; 11) o ato de felicidade plena e a realização.



De modo interativo, posicionando as caixas ilustradas, montar em sala o esquema narrativo da história com os alunos, por meio da montagem no estilo pirâmide, em realce referente a um reconto, resumindo ideias principais.
Voltar