Saiba como foi a oficina Ritmos! de Anabella López!! | Aletria

Saiba como foi a oficina Ritmos! de Anabella López!!

Publicado: 24/10/2016

Saiba como foi a oficina Ritmos! de Anabella López!!

Personagens curiosos, vindos de histórias nunca dantes contadas, e alguns mascarados invadiram a Aletria no início desse mês. Motivo: oficina Ritmos! com a ilustríssima ilustradora Anabella Lopez! Anabella trouxe consigo texturas, cores, formas, linhas e ritmos, deixando a porteira aberta para seres imaginários, coisas fantasiosas e cenários encantados se sentirem em casa aqui no cafofo da Aletria.

Imagem - Oficina Ritmos!Acima, criação do participante Henrique Vale durante a oficina.

Henrique Vale, uma das pessoas que presenciou o acontecimento e participou da oficina da ilustradora, disse que esses dias na Aletria foram excelentes! Henrique é escritor e não pretende trabalhar com ilustração, mas o convívio com os processos criativos e com as técnicas de ilustração foi inspirador! “Desenvolvemos máscaras, criamos um personagem e fomos convidados a pensar em uma história que nasce de um personagem/ilustração inusitado”, disse Henrique Vale ao tentar explicar a algazarra de seres fantásticos que tomou conta da Aletria do dia 3 a 5 de Outubro nos arrabaldes da praça Comendador Negrão de Lima, na Floresta do Belo Horizonte.

Imagem - Oficina Ritmos!

Para a ilustradora Anabella López, responsável pela oficina que culminou com o evento acima citado, esses dias na Aletria foram de imensa alegria, compartilhamento e gratidão: “Foi muito gratificante poder compartilhar meus conhecimentos sobre a ilustração, ao mesmo tempo experimentando morfologicamente, na procura coletiva de resultados novos e diferentes. Fico muito grata de ter ajudado a ampliar, nem que seja um pouquinho, a ideia e a visão do que é o formato do livro ilustrado. Junto das infinitas possibilidades que se apresentam na relação imagem-texto dentro do livro. Espero que esse encontro se repita muito a muitas vezes mais, para que essa troca de experiências e saberes conjunta seja contínua.”. Até breve, Anabella! A casa está aberta, venha e traga sua trupe de encantados para invadir os cantos da Aletria. Abaixo mais fotos desses dias:

Imagem - Oficina Ritmos!

 Imagem - Oficina Ritmos!

Sobre Anabella López:
Anabella López nasceu em Buenos Aires em Novembro de 1984. Estudou design gráfico na Universidade de Buenos Aires, onde também leciono por vários anos. Foi professora na primeira escola de ilustração formada em Buenos Aires, Argentina, “Sótano Blanco”, nas oficinas anuais “Procesos Creativos” e “Técnicas Digitales”. Em 2015 funda e cordina, junto a ilustradora Rosinha, a escola de ilustração “Usina de Imagens” em Recife, Brasil. Além das aulas regulares dentro da escola, ministra oficinas e workshops em diferentes estados do Brasil como o Rio de Janeiro, Bahia, Brasilia, São Paulo, Minas Gerais e o Ceará.

 Foto Anabella López

A partir do ano 2009 trabalha exclusivamente como ilustradora e escritora de livros, os quais já foram publicados na Argentina, Brasil, México, EEUU, Canada, França e nos Emiratos Arabes. Em 2011 foi selecionada para participar da amostra internacional de ilustração em Sàrmede, Itália: “Le immagini della fantasia”. Sendo escolhida para integrar seu importante catálogo internacional. Em 2014, fico selecionada para participar da Mostra Internacional de Ilustração de Sharjah nos Emiratos Arabes e também formar parte do seu catalogo de ilustradores. As suas ilustrações participaram de varias exposições na Argentina, Brazil e Italia. Em 2015 seu livro “A força da palmeira” ganhou o primeiro lugar do Prêmio Jabuti, na categoria de Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil. Atualmente mora em Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil, aonde divide seu trabalho entre os livros pedidos por editoras e seus próprios projetos de autoria integral. Entre eles: “El rey Osagboro” (Mexico), “Barbazul” (Argentina, Brasil, Canada e França), “Um coelho” (Brasil e Espanha), e o mais recente “A força da palmeira”. Já tem publicado mais de trinta títulos ao longo da sua carreira, e alguns dos seus trabalhos já foram animados para a TV pública argentina. Os traços, paisagens e personagens de Anabella também estão presentes no catálogo da Aletria. Foi ela quem ilustrou o lindíssimo “De Parcerias e Trapaças”, escrito por Maria Inez do Espírito Santo. E fique de orelha em pé! Aqui pela Aletria, já sinto cheiro de livro novo ilustrado por ela, Anabella! :)

O Blog da Aletria já conhece Anabella de outros carnavais! A ilustradora já foi entrevistada
para a coluna "Conversa com Ilustrador" --> Leia AQUI na íntegra.

Voltar