Novo livro da Aletria, "Dentro de Casa" traz olhar de criança para a quarentena | Aletria

Novo livro da Aletria, "Dentro de Casa" traz olhar de criança para a quarentena

Publicado: 20/07/2020

Escrito e ilustrado por Bruna Lubambo, livro é um convite à imaginação, mesmo em tempos de portas fechadas


“Escrevi esse livro porque como mãe me sentia triste por não poder deixar meu menino brincar na rua, na terra, com os coleguinhas por causa da quarentena. Mas descobri que ele via tudo muito diferente e nossa casa acabou virando um mundo”, explica Bruna Lubambo, autora do livro “Dentro de Casa”, lançamento da Editora Aletria.

A obra nos apresenta o olhar sensível de criança sobre a experiência do isolamento social na pandemia, a partir da história de um menino que viu sua casa abrigar lagoas, montanhas, pomares e muitas aventuras.



O livro foi produzido como o título diz: dentro de casa. Isso porque, além de escrever a história, Bruna também ilustrou a obra ali mesmo na sala de casa, utilizando tinta acrílica e giz. Ela mora com o marido e o filho em Belo Horizonte e foi nesse mesmo espaço que a obra também ganhou trilha sonora para a versão do e-pub.

A criação é do marido de Bruna, o músico Zé Henrique Soares, que faz parte da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Em um quarto-estúdio ele gravou a trilha com instrumentos como marimba, caixa clara, tom-tom, vibrafone, chocalhos e apitos.

O menino protagonista de “Dentro de Casa” conquista o leitor ao contar sua própria história sobre uma “coisa muita estranha” que aconteceu em sua casa. Ele nos convida a passear pelos cômodos e, junto com ele, passamos a ver lagoa no lugar do banheiro, montanha onde era quarto e um grande pomar na cozinha.

Assista ao booktrailer:


Bruna destaca que a ideia do livro não é dizer aos pais que eles precisam "transformar a quarentena numa grande aventura dentro de casa". É uma obra sobre a generosidade das crianças com as pequenas coisas.

“Elas olham de perto, param por um instante, desmontam, inventam e escutam. O tamanho das coisas vem da intimidade que temos com elas, já diria Manoel de Barros. É como acontece com o amor. Mas a verdade é que quem costuma fazer isso são as crianças e nós somos convidados a acompanhá-las”, afirma.

A editora da Aletria, Rosana de Mont’Alverne, afirma que a obra é uma oportunidade para um respiro mais esperançoso em meio a um cenário tão conturbado e um convite à imaginação e à criatividade.

“Dentro de Casa é sobre o olhar de uma criança, mas que também pode ser o nosso: é possível enxergar novas formas de viver mesmo quando as portas estão bem fechadas”, diz.


> Gostou? O livro está disponível para compra aqui.


Se você perdeu o lançamento confira abaixo toda a programação:


Lançamento com a contadora de história Mariane Bigio


Oficina com Zé Soares: "Sons do livro":


Oficina com Bruna Lubambo: "Projetor caseiro":


Chá das Seis com Bruna Lubambo



Voltar