Temos (e contamos) histórias!

Aletria, além de editar livros, também colabora com a disseminação da literatura oral. Contar histórias, fazer circular as narrativas e promover encontros ao redor da palavra fazem parte de nossa essência como instituição promotora da cultura e do pensamento. Desde nossa fundação, em 2005, contamos histórias para todos os tipos de pessoas, em vários lugares, sempre buscando arrancar sorrisos e encantamento de nosso público. Com alegria, poesia e música, já fomos a várias partes do Brasil - a mala cheia de boas histórias e muita disposição para fazer amigos.

Rosana e seus amigos contadores

A fundadora da Aletria, Rosana Mont'Alverne, é contadora de histórias profissional desde 1995. Ela é membro da Red Internacional de Cuentacuentos e Diretora de Ação Cultural do Instituto dos Contadores de Histórias do Brasil (CONTA BRASIL).

Idealizou o Instituto Cultural Aletria como editora, produtora cultural com foco na tradição oral e na cultura dos povos e como escola de formação e aperfeiçoamento de contadores de histórias. Também, idealizou e coordenou o Projeto ENCANTADORES DE HISTÓRIAS no período de 2004 a 2012, onde ministrou Oficinas de Formação de Contadores de Histórias aos recuperandos da APAC de Itaúna – MG (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). Foi responsável pelo projeto Feira de Histórias, que promoveu sessões de narração de contos aos sábados no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte (MG).

 

E Rosana não para de querer conquistar a todos e todas com os encantos, mistérios e lirismos de suas histórias. Disposta a correr léguas e léguas para extasiar plateias, ela sempre convoca excelentes contadores e músicos para, juntos, espalharem as boas narrativas. Muitos desses colaboradores foram formados nos cursos promovidos pela Aletria. Essa trupe está mais que preparada para levar alegria e poesia para as pessoas.

Vamos contar para você!

Você também pode contratar os espetáculos de contação de histórias da Aletria. Trabalhamos para diferentes públicos e nos mais variados contextos. Já fizemos arte em escolas, empresas, bibliotecas, presídios, universidades, hospitais e em diversos espaços públicos. Para orçamentos e agendamentos, converse conosco através do e- mail aletria@aletria.com.br ou do telefone (31) 3296-7903.