Alexandre Rampazo nasceu e vive em São Paulo. Formou-se em design, foi diretor de arte, é autor de livros ilustrados e artista gráfico.
Escreveu e ilustrou: Orbitar; Coisas para deslembrar; O que é que isso é?; Imensamente pequeno; Eustáquio, o mágico magnífico; Um belo lugar; Pinóquio – O livro das pequenas verdades; A história do pássaro e o realejo; Se eu abrir esta porta agora… ; Aqui, bem perto; A cor de Coraline; Este é o Lobo entre outros. Ilustrou também textos de outros autores e tem por volta de 70 livros editados.
Recebeu a distinção “IBBY Honour List 2022”. No prêmio Jabuti já teve por 9 vezes obras finalistas e 3 livros vencedores. É Hors Concours do Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil tendo recebido esta premiação em 6 oportunidades. No Prêmio Biblioteca Nacional foi laureado com 2º e 3º lugar e ainda recebeu o Premio Fundación Cuatrogatos; selos “Altamente Recomendável” FNLIJ; Troféu Monteiro Lobato; selos Cátedra Unesco e tem obras no clube de leitura ODS da ONU. Participou da 26th Biennial of illustrations Bratislava, seus livros estão nas listas “30 melhores livros infantis – revista Crescer” e tem obras selecionadas para o catálogo IBBY/FNLIJ’s Selection Bologna Children’s Book Fair. Seus livros foram publicados no Brasil, América Latina e Europa.
Pela Aletria, ilustrou o livro "Gaspar e o Rio", de autoria de Flávia Azevedo.
Editora de livros infanto-juvenis em Belo Horizonte/ MG. "Acreditamos no poder transformador do livro, capaz de tocar as mentes e corações de nossos leitores e leitoras!"